A arte precisa da tecnologia e a tecnologia precisa da arte, isso é a inteligência do homem a favor do progresso, a máquina se tornando cada vez mais parecida com o homem e vice-versa. A evolução é recíproca, e os caminhos são muitos vetores, animados com uma fotografia de um futuro cada vez mais promissor para aqueles que se avententuram a desenhar com um mouse. Autores: Augusto Furtado Braga; Lucas Gomes Bezerra e Evaldo Gomes

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A arte pop como elemento artistico.



A arte pop surgiu nas cidades de Londres e Nova York como a expressão de um grupo de artistas que procuravam valorizar a cultura popular. Para isso, publicidade e investimento pesado nos meios de comunicação.
Em meados da decadda de sessenta essa estatica artistica foi parar nos Estados Unidos, sob a forma de conferências, nas quais tanto artistas quanto críticos de cinema, escritores e sociólogos discutiam o efeito dos novos produtos da cultura popular originados pelos meios de comunicação de massa, especialmente a televisão e o cinema. Logo se transformou numa corrente artistica.
Talvez seja preciso explicar que nos Estados Unidos, além das ações dos grupos londrinenses, os artistas da camada pop tiveram como referência, desde 1950, os chamados happenings e environments.
Quem diabos é Tom Wesselmann .....É só um dos famosos pintores como Schwitters e Rosenquist que ajudaram a arte pop ganhar reconhecimento como corrente artistica apesar de criticados por realizar uma arte eminentemente comercial, o fato é que tiveram êxito e se valorizaram no mercado mundial devido ao impacto subliminar de sua obra. Tom Wesselmann norte americano que morreu em Nova Iorque aos 73 anos.
Quanto ao pop britânico, os artistas realizaram exposições nas quais seus quadros, que eram verdadeiros mostruários do cotidiano inglês, refletiam uma certa nostalgia das tradições e, num sentido mais crítico e irônico, quase em tom de humor, faziam uma imitação dos hábitos consumistas da sociedade na forma de verdadeiros horror vacuii [horror ao vazio] de objetos e aparelhos. As colagens do pintor Hamilton eram uma reprodução grotesca da arte publicitária dos tempos modernos.
Adivinhem qual é a obra de Hamilton.... que bixo louco, reis.

Nenhum comentário:

Na gaveta

Quem somos

Minha foto
Somos estudantes de publicidade do 2º da Fatern Gama Filho. TA2M E TA2N